Devido à rica história arquitetônica do país percorrendo praticamente todo o século XX, você está perdoado por pensar que a que a queda do comunismo russo no início dos anos 1990 iniciou uma emocionante nova era na arquitetura. Essa promessa não foi completamente cumprida, porém, como mostra o The Calvert Journal, alguns poucos projetos promissores estão apontando para uma Renascença russa.
Os últimos vinte anos da arquitetura renderam alguns poucos e monótonos blocos de escritórios de vidro e aço à paisagem das cidades russas, no entanto, recentemente alguns arquitetos têm assumido uma postura mais ousada, propondo edifícios inovadores. Saiba mais sobre o melhor da arquitetura russa da última década, a seguir.
A Escola: Moscow School of Management / Adjaye Associates & AB Studios
Buscando inspiração no artista da vanguarda russa, Kazimir Malevich, o arquiteto britânico David Adjaye projetou um edifício em 2010 que reflete tanto a revoltosa arte russa como a inovadora agenda educacional da nova escola privada de economia.
A Casa de Hóspedes: The Red Guest House, Pirogovo / Totan Kuzembaev
Três chalés de madeira elevados sobre pilotis metálicos no Pirogovo Luxury Resort, nos arredores de Moscou, parecem remeter às antigas casas samurai japonesas. A forma única das edificações é acentuada pela marcante cor vermelha.
O Estádio: Estádios de Sochi / Populous
O estádio para 40 mil pessoas recebeu a abertura das Olimpíadas de Inverno de Sochi de 2014. Seus arcos robustos remetem a uma enorme criatura marinha das profundezas do Mar Negro ancorada entre as montanhas, o céu e a água.
A Torre: House on Mosfilmovskaya, Moscow / Sergey Skuratov Architects
Um complexo - vencedor de um concurso - foi projetado pelo arquiteto Sergey Skuratov. Esse edifício quase foi demolido antes de sua conclusão quando o ex-prefeito de Moscou, Yuri Luzhkov, decidiu que ele "ultrapassava o limite de altura" numa cidade repleta de arranha-céus.
A Galeria: General Staff Building Restoration, St Petersburg / Studio 44 Architects
As novas ampliações modernas do State Hermitage Museum: esse impressionante complexo não abriga abriga apenas os tesouros da arte russa do século XX, mas também recebe grandes exibições de renomados artistas de todo o mundo.
A Residência Minimalista: Posolsky House, Moscou / Ostozhenka Bureau
Essa edificação residencial mínima flerta com a obra prima do construtivismo russo - a Melnikov House - mas também segue como um edifício completamente moderno que se integra harmoniosamente em uma área residencial de Moscou.
Uma versão desse artigo foi originalmente publicada no The Calvert Journal.